07 November 2012

O desafio

Quantas vezes você já não se pegou falando sozinho, se dando uma “bronca”, e prometendo começar alguma coisa ou tomar uma atitude no dia seguinte? Refiro-me desde pequenas resoluções até grandes passos, que requerem muita coragem e força. Quando falamos, reunimos muita força de vontade, isso quando queremos aquilo de verdade. A força certamente nos ajuda a levantar mais dispostos para o desafio no dia seguinte, mas nada se compara a colocar a resolução em prática. Realmente fazer o movimento, se mexer na direção do que você quer e crê que vai melhorar a sua vida, é muito difícil. E mesmo após todas as promessas, força, etc, você percebe bem o penhasco que existe entre o pensar e o fazer.

Não quero desmerecer ou reduzir o valor da decisão, ela é necessária, mas às vezes nós pensamos demais, fervemos a cabeça com ideias e resoluções, colocando toda nossa energia ali, e na hora de fazer, nos espantamos com o tamanho da força que ainda precisa ser despendida pra concretizar o que foi falado. São forças diferentes. Eu li em algum lugar ontem que nós apenas podemos atingir nosso potencial máximo quando nos expressamos. Pensar não é se expressar. Se expressar requer uma audiência, seja ela de uma ou mil pessoas, sejam elas familiares ou desconhecidas.

Uma força nova é gerada quando nos movimentamos, e eu chegaria ao ponto de dizer que talvez seja a única coisa que realmente possibilita qualquer mudança em nós. Pensar faz parte do processo, mas não é a mais importante. Digo isso porque muitas vezes nos perdemos em pensamentos sobre nossa vida, análises sem fim sobre nossas escolhas e sobre qual o melhor passo a se dar. Mas pensar também leva tempo, e às vezes esse tempo poderia ser gasto em movimentos, que é o que realmente possibilitará a evolução. Cuidado com o vício de pensar: nossa mente tem estratégias incríveis – criadas por nós mesmos – para atrasar as mudanças que queremos pra nossa vida, simplesmente porque ela nos protege do medo que temos de nos expor ao novo. Às vezes, o que parece estar nos ajudando está justamente nos paralisando. Qualquer movimento em direção à mudança, seja ele do tamanho que for, é válido, e tem mais valor do que horas de pensamentos e introspecção.

No comments:

Post a Comment