12 September 2012

Um tempo para a sua cabeça

Você já parou para observar como nossa mente funciona?

Nossa mente começa a funcionar no momento em que ligamos nosso "piloto automático". Isso significa, quando estamos vendo TV, dirigindo naquele mesmo caminho de sempre, sentados no sofá, na praia, assistindo uma aula chata, numa conversa que não te interessa, e por aí vai. Na exata hora em que o momento presente se torna desinteressante, a mente começa a funcionar. É nessa hora que divagamos - começamos a pensar. Pensar em tudo: no passado, no futuro, o que vou fazer amanhã, o que fiz hoje, analisando a roupa daquela pessoa que está passando e isso te fez lembrar daquela vez em que você usou uma roupa horrível e etc etc. Milhões de tipos de pensamentos passam pela sua cabeça.

Você já parou pra perceber que, na hora que os pensamentos começam a surgir, o corpo entra em uma espécie de "piloto automático"? Faça o teste, é muito simples. Quantas vezes você não levou um susto quando estava dirigindo e divagando e algum carro te cortou de repente? O susto é a volta da sua atenção ao seu corpo, é sair da mente e entrar no corpo, no momento presente. Enquanto você estava pensando, seu corpo estava funcionando automaticamente, sem a necessidade de você raciocinar, certo?

OK. Agora você já notou que pode estar em dois lugares: ou na mente, onde o tempo não existe (porque você divaga entre passado e futuro) ou no corpo, concentrado em fazer alguma coisa agora, vivenciando o momento presente.

Uma última observação. Você já notou que todo pensamento carrega uma emoção? Ou seja, voltando ao exemplo acima, você pensou naquele dia, naquela roupa, e isso imediatamente te trouxe de volta o sentimento de humilhação e vergonha, e você o sente como se tivesse acabado de acontecer. Do mesmo jeito que quando lembra de alguma coisa engraçada, você ri de novo. Ou lembra de alguém que te passou pra trás e sente raiva. Enfim - todo pensamento carrega consigo uma emoção.

Agora, pare e pense. Quanto tempo do seu dia você passa no domínio da mente e quanto tempo no corpo? Aposto que, como a maioria esmagadora das pessoas, você passa 95% do seu tempo na mente. O que isso significa, considerando o que foi falado acima?
Primeiro: que você vive fora do momento presente na maior parte do tempo. Ou seja - você está quase sempre no piloto automático, sem vivenciar realmente o que está fazendo no momento. Segundo: você vive imerso em um mar de emoções, o que deve ser realmente cansativo e extenuante, isso se não te causar problemas físicos: cansaço, dor de cabeça, baixa imunidade, o que leva a gripe e outras doenças.

Você pode dizer: mas eu vivo muito bem minha vida! Tenho planejada uma viagem logo mais, sairei no final de semana, e vou encontrar amigos amanhã. E aí eu pergunto: e nesse meio tempo? nesse tempo entre esses acontecimentos, que por sinal é bem longo? quando você trabalha, quando dirige, quando faz todas aquelas atividades rotineiras da semana? Você está lá, presente? Ou está divagando, e até usando esses eventos para se sentir animado? Vou além, será que você está pensando mais ainda pra frente, como por exemplo "assim que eu emagrecer, tudo vai mudar". Ou: "não vejo a hora das minhas férias chegarem, estou contando os dias". Ou: "quando eu conseguir mudar de emprego, finalmente farei tudo o que quiser".

Pense nisso, e volte a ler a parte lá em cima que explica o que é estar na mente e o que é estar no corpo.

Muitas pessoas se envolvem tanto nos próprios pensamentos que ficam praticamente "escravas" da mente. Isso significa que estão tão viciadas em pensar, que já não conseguem mais controlar os pensamentos e são dominadas frequentemente pelas emoções ruins trazidas por eles (pois temos uma tendência a sempre pensar mais em coisas ruins do que boas). Isso causa depressão, ansiedade, medo patológico.

Qual é o simples exercício para começar a se desconectar da sua mente, e caminhar para um dia conseguir controlá-la? Faça exercícios se colocando no momento presente. Vivencie o presente. Quando estiver dirigindo, por exemplo, e se perceber divagando, corte o fluxo de pensamentos, pare de pensar e observe a rua, as pessoas, a musica no rádio, até seu corpo, suas mãos e pés. Esteja presente. É difícil e certamente os pensamentos voltarão após segundos, mas faça o exercício sempre que se lembrar.

Um filme que, na minha opinião, é uma ótima metáfora para o explicado acima é "Click", com Adam Sandler. Nele, o protagonista ganha um controle remoto capaz de controlar o tempo de sua vida, e imediatamente ele passa sua vida para frente, pulando os momentos "chatos" da rotina, para chegar na tão sonhada promoção no trabalho, para "pular" aquela gripe horrível e etc. Ele deixa de viver momentos importantes da sua vida (porque enquanto o controle corre, ele vive a vida no piloto automático), e só percebe no final que a vida é um conjunto de momentos bons e outros não tão bons, mas todos eles vivenciados, aproveitados no momento presente.

No comments:

Post a Comment