23 October 2011

Os Quatro Compromissos

Assim que terminei de ler o livro de Buda, "caiu" em minhas mãos o livro "Os Quatro Compromissos" de Don Miguel Ruiz. Na verdade esse livro estava em casa há anos, e só agora que resolvi lê-lo. Não é surpresa dizer que ele foi quase uma continuação do outro livro, já não fico espantada com essas incríveis "coinciências" do universo.

O livro fala de uma antiga filosofia do povo tolteca, que acreditava ser possível mudar a própria vida e se libertar dos medos e compromissos nocivos seguindo quatro novos compromissos à risca:
- Seja impecável com a sua palavra. As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente a sua energia. Fuja de mexericos e comentários negativos.

- Não leve nada para o lado pessoal. Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias.

- Não tire conclusões. Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal-explicado.

- Sempre dê o melhor de si. Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor: nem mais, nem menos. Rejeite sacrifícios ou esforços extenuantes: faça o que puder, da melhor maneira possível.

O livro diz que todos nós, no decorrer de nossas vidas, adquirimos crenças e regras que passamos a seguir, geralmente com o objetivo de agradar aos outros, corresponder a expectativa alheia e ao mesmo tempo, temos dentro de nós um Juiz que nos julga em cada atitude e nos pune de acordo. Isso nos mantém "domesticados" e bem distantes de quem somos de verdade. A proposta é se libertar dessas crenças e desse juiz e voltar a ser "selvagem", ou seja, quem somos de verdade. Essa é a ideia máxima de liberdade.

No comments:

Post a Comment