19 April 2012

La délicatesse - David Foenkinos

Andando pelas ruas de Montmartre, parei em uma das várias livrarias do bairro, onde tipicamente são colocadas mesas do lado de fora da loja e os livros, expostos para os transeuntes. Montmartre está para Paris como a Vila Madalena está para São Paulo, um bairro cultural e boêmio.

Enfim, em cima de uma dessas mesas um livro me chamou a atenção pela capa e pelo nome - que jogue a primeira pedra quem nunca comprou um livro por ter se apaixonado pela capa!! - e depois de ler o resumo da história atrás, foi impossível não comprar. É de uma delicadeza... O nome define perfeitamente o livro em todos os sentidos. Segue o resumo na contracapa:

 "François pensou: se ela pedir um descafeinado, eu me levanto e vou embora. É a bebida menos sociável que existe. Um chá, não é muito melhor. Faz a gente sentir que vai passar os domingos a tarde assistindo TV. Ou pior: na casa dos sogros. Enfim, um suco seria bom. Sim, um suco, é simpático! É sociável e não é agressivo. A gente sente que a garota é doce e equilibrada. Mas qual suco? Melhor fugir dos grandes clássicos: evitemos maçã ou laranja, muito óbvios. É preciso ser um pouquinho original, sem ser excêntrica. Mamão ou goiaba, que medo. Suco de damasco, esse é perfeito. Se ela escolher isso, eu caso com ela...
- Eu quero um suco... um suco de damasco, responde Nathalie.
Ele olha para ela como se ela fosse um roubo da realidade."

No comments:

Post a Comment