15 November 2010

A viagem de Julia Child

Eu sei que o assunto Julia Child já passou faz tempo, mas fazer o quê? O livro dela só caiu em minhas mãos agora, e cada vez mais eu acredito no que se fala por aí, de que tem hora certa pra ler um livro.

Acabei de ler o livro "Minha Vida na França", que inspirou o filme "Julie e Julia", mas que conta muito mais que o filme. Julia inspirou Julie e me inspirou também. Ela encontrou sua verdadeira vocação profissional com quase quarenta anos, e se dedicou ao métier com a intensidade e dedicação que só os verdadeiros apaixonados pelo que fazem podem ter. Para quem não conhece a história, Julia Child foi provavelmente a cozinheira/chef mais conhecida dos EUA, uma espécie de Ana Maria Braga muito mais famosa. Nos anos 50, ela foi morar em Paris com seu marido diplomata, e lá descobriu que amava cozinhar. Detalhe: até aquele dia ela não sabia nem fritar um ovo.

Outro detalhe interessante é que a parceira de trabalho dela, a francesa Simca, apesar de ser tão talentosa e apaixonada por culinária quanto ela, nunca se sobressaiu, pois não era muito flexível à mudanças nem às novidades - ela não gostava de se expor na mídia nem na TV, enquanto Julia aproveitou esses dois canais para divulgar seu trabalho ao mundo.

Eu ouço muita gente dizer que já é tarde pra mudar de emprego, de vida, de profissão. Elas preferem continuar a viver enjauladas em seus trabalhos deprimentes e tediosos com a desculpa de que não conseguiriam começar algo novo, que precisam do dinheiro, que não tem mais idade para isso. Julia Child viveu até os 92 anos, e trabalhou até o último dia. Imagine só se ela pensasse "puxa, já tenho quase quarenta anos, não tenho mais idade pra aprender uma coisa nova agora" - mal sabia ela que não estava nem na metade da sua vida!!

Aliás eu acredito que longevidade e satisfação com a vida andam juntas. Insatisfação traz tristeza, mágoa, inveja do outro, problemas de saúde. Julia apareceu na hora certa para mim, como se fosse uma confirmação do que eu já vinha pensando e acreditando, como se dissesse "continua assim, tá indo no caminho certo"! Pode parecer clichê, mas nunca é tarde pra começar...

Livro: Minha Vida na França
Julia Child & Alex Prud'Homme

No comments:

Post a Comment