21 November 2011

Acabei de terminar o livro "O Poder do Agora", de Eckhart Tolle. Não sei nem como começar a descrever, dizem que os livros caem em nossas mãos na hora que temos que lê-los, e esse livro só me fez acreditar mais nisso, porque nunca um assunto combinou tão perfeitamente com as minhas ideias do momento presente.

O livro defende a vivência do "Agora" como a única maneira de nos livrarmos do sofrimento, de todo sofrimento, ansiedade, tristezas e conturbações da vida. Ele defende (e como toda razão) que passamos quase 100% do nosso tempo pensando no passado ou no futuro, mas dificilmente estamos vivendo o momento presente. O que é verdade... que nunca disse: "quando eu casar", "quando eu tiver dinheiro", "quando eu comprar minha casa" - serei feliz!" Aí quando conseguimos comprar a casa, ter o dinheiro, passamos a querer outra coisa, sem nunca estarmos satisfeitos, e sempre achando que o momento presente não é o ideal, que o melhor está por vir.

O que esquecemos é que o único momento que temos garantido é o Agora. É esse minuto, fazendo o que for, trabalhando, comendo, no trânsito, escrevendo. Daqui a um minuto, amanhã, ano que vem, nós não sabemos o que vai acontecer nem temos o menor controle sobre isso. Vivemos fazendo planos, o que é estimulante, mas na verdade fazer planos é algo muito arriscado, é querer controlar o futuro. Viver o momento presente, sem trazer o passado e sem projetar o futuro, é a única forma de ser feliz e ter paz.

O livro é excepcional, vale a pena ser lido por inteiro para que a ideia seja compreendida. Já estou querendo comprar os outros livros dele, que parecem ser muito bons também...

No comments:

Post a Comment