27 July 2010

Blogs interessantes - The Sartorialist

Sempre tive uma quedinha por moda... adoro desenho e fotografia de moda, e agora estou viciada no blog "The Sartorialist".

Esse blog, pra quem não conhece, é do fotógrafo Scott Schuman, e a idéia é ótima: ele resolveu tirar fotos de pessoas comuns nas ruas que tivessem usando looks realmente estilosos. Ficou tão famoso que hoje, ser fotografado por ele é quase como sair na revista.

Agora que é verão no hemisfério norte dá pra sonhar um pouco também, com os looks leves, as pessoas felizes como só o calor permite nas ruas de Nova York, Florença, Nápoles... uma viagem...

Descrição dele: "I started The Sartorialist simply to share photos of people that I saw on the streets of New York that I thought looked great. When I worked in the fashion industry (15 years), I always felt that there was a disconnect between what I was selling in the showroom and what I was seeing real people (really cool people) wearing in real life (...)."

www.thesartorialist.com

23 July 2010

Frida Kahlo

Ontem assisti o filme sobre a vida da pintora mexicana Frida Kahlo (é, eu sei que faz eras que o filme saiu, mas só agora eu vi... rs).

Sempre me interessei por ela, mas não conhecia sua história nem as suas pinturas mais famosas (só os auto-retratos que todo mundo conhece). Bom, o filme é maravilhoso. Além de ter uma personalidade e uma história de vida incríveis, ela usa as próprias emoções e conflitos internos nos seus quadros. Dá pra entender. É só olhar pra alguns de seus quadros, à primeira vista eles não fazem o menor sentido. Mas eles provocam uma emoção tão estranha na gente, simplesmente porque dá pra captar o tamanho da emoção ali. É como se fosse uma foto tirada do inconsciente. Vejam esses abaixo, os meus preferidos:






















Não sou entendida de arte, mas não me importo: pra mim arte é tudo que te emociona de alguma maneira.

A Siesta Espanhola


Hoje gostaria de esquentar as turbinas falando um pouco de um hábito Espanhol que desperta a curiosidade de todo mundo: a Siesta. O que para nós parece inconcebível, para eles é a coisa mais normal do mundo. Imagina dormir por quase 1 hora depois do almoço? Que luxo heim?

Quem anda por Barcelona ou Madri entre as 14h e 17h encontra a maioria dos estabelecimentos comerciais de portas fechadas. A exceção são as lojas de estrangeiros principalmente árabes e orientais, que não tem esse hábito. Já ouvi dizer que dá até para ouvir passarinhos cantando.
Num mundo de tanta correria
será que não vale a pena viver mais devagar? Será que reduzir o ritmo durante o dia não acaba melhorando a produtividade, já que as horas trabalhadas talvez sejam mais produtivas?

Já que nós importamos tantas porcarias enlatadas e ideologias fracassadas, não seria ruim copiar a Siesta Espanhola e distribuir trabalho e descanso de um jeito mais sustentável. Até os médicos aprovam, segundo reportagem do Fantástico:

A Siesta espanhola já foi muito ameaçada pelo ritmo da vida moderna. Mas ultimamente o hábito ganhou força por recomendação dos médicos. Estudos recentes comprovam: entre 14h e 16h, o corpo humano tem uma tendência natural para dormir e isso não tem nada a ver com a comida, nem com o calor.

Uma das pesquisas, realizada na Inglaterra, concluiu que nesse horário a temperatura do corpo diminui, e o ritmo cardíaco e a pressão caem.

Retirado do site www.dicasdeespanhol.com.br